defesa do sus

Mobilização vai pedir pela abertura de leitos no Hospital Regional

18.297

Uma mobilização pela abertura imediata do Hospital Regional de Santa Maria está marcada para esta segunda-feira na cidade. Por conta do isolamento social, recomendado pelas autoridades de saúde para evitar a transmissão do coronavírus, o evento pede que a população proteste de casa, com panos brancos, faixas e buzinaço. 

Campanhas de arrecadações no meio esportivo visam auxiliar quem está em dificuldade

- Nós estamos extremamente preocupados com a pandemia do coronavírus e não podemos só ficar vendo isso. Por isso, nós profissionais da saúde, decidimos fazer essa mobilização para que os leitos do Hospital Regional sejam abertos o quanto antes - explica Sueli Barrios, enfermeira e representante do Conselho Nacional de Saúde. 

De acordo com Sueli, mobilizações como essa devem seguir até que os leitos estejam, de fato, abertos e disponíveis para a população. Nesta segunda, das 16h às 20h, um carro de som deve percorrer as ruas de Santa Maria para informar sobre a pandemia e a manifestação. 

- Nós defendemos o isolamento domiciliar. Por isso, nosso pedido é que as pessoas protestem da janela, da sacada, colocando panos brancos e cartazes para fazermos pressão as autoridades. Quem estiver na rua, pode participar fazendo buzinaço ou mesmo de dentro de casa. Precisamos respeitar todas as recomendações da saúde, mas também nos mobilizarmos da forma que conseguirmos - completa. 

Ao Diário, o prefeito Jorge Pozzobom garantiu que o hospital terá 40 leitos clínicos abertos ainda em abril. Segundo ele, inicialmente, o Regional terá 20 leitos clínicos até o fim de abril. E os 20 restantes serão disponibilizados até o começo de maio. Desde a última sexta-feira, foi dado início às adequações na estrutura do complexo para, na sequência, receber camas e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.

VÍDEO: aulas da rede municipal não serão retomadas antes de 20 de abril, afirma Pozzobom

A confirmação dos 40 leitos clínicos ao Hospital Regional também foi dada pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que afirmou, no último sábado, que o complexo hospitalar fechará o ano com a meta traçada pelo Piratini, que é a abertura de 130 leitos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitos da região estudam a reabertura gradual do comércio

Próximo

Fim de semana registra pouco movimento nas ruas de Santa Maria

Geral